sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Alunos do ensino Médio-Rio Novo





Alunos do Ensino Médio, extensão da escola Luiz Davet, visitam o novo laboratorio de informática da Escola Frei André Malinski.
A pedido do Prefeito Israel, pousaram para as fotos que serão postados no site do município de Major Vieira.
Nossos alunos serão beneficiado com o uso das tecnologias na escola, Programa ProInfo, que a prefeitura de Major Vieira, firmou convenio e recebeu os micros computadores.

domingo, 22 de novembro de 2009

Maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, os dez micros computadores estão a disposição da escola, vamos concretizar o uso das tecnologias. A Democracia atraves do conhecimento com a utilização das das tecnologias educacionais acontencendo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Parabéns

A professora Nilsa, Tutora da Universidade Federal de Santa Catarina, parabeniza a equipe da Escola Frei André Malinski, pelos projetos desenvolvido na unidade escolar. Ela visitou o Blog e deixou este recado na Plataforma Moodle.
Postado por: Fátima, em 19/11/2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tempo de olhar para o céu: 2009 Ano Internacional da Astronomia.




Quatrocentos anos depois das primeiras descobertos astronômicas de Galileu Galilei, comemoramos o Ano Internacional da Astronomia.

A Escola de Ensino Fundamental Frei André Malinski, participou da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada no dia 15 de maio de 2009.

No ultimo dia 17 de novembro em nossa Unidade Escolar foi realizada uma cerimônia de entrega dos certificados para a professora Leila Grein, aos colaboradores (Direção e secretaria) e aos 49 alunos participantes da olimpíada, além de 2 medalhas: 1 de prata ao aluno Jair Brandenburg, e 1 de bronze a aluna Regiane Lemos, esta premiação foi enviada pela coordenadoria Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Secretaria Municipal de Educação.

Junto com os certificados foram enviadas algumas publicações, tais como: livro, revistas, cartões postais e marcadores de livro.

Agradecemos imensamente a dedicação dos alunos e colaboradores.

Acreditamos que nossos alunos tiveram a chance de perceber que fazem parte de um mundo muito mais amplo do que se parece no dia-a-dia.

Parabéns a todos os alunos participantes.

Olimpíada de Matemática


No dia 25 de agosto foi realizada na E.E.F.Frei André Malinski, assim como em todas as escolas a 1ª etapa da OBMEP a Olimpíada de Matemática.

Todos os alunos de 5ª a 8ª série de nossa escola orientados pela professora Giseli J. Krauss responderam a prova que era composta de 20 questões.

A 2ª esta foi realizada dia 24 de outubro às 14:30 hs na E.E.B.Luiz Davet. Para esta segunda etapa da OBMEP foram selecionados 5% dos alunos que obtiveram maiores notas. Sendo assim ficaram classificados os alunos do nível I: Yuri Nicolau Ruthes, Erlan Pape e Izamara Pechibilski e do nível II: Janaína Barrankievicz, Gislaine Marchinhak e Sauliandro Caetano da Silva.

Parabéns a todos os alunos participantes

principalmente aos que realizaram a 2ª etapa.


PROVINHA BRASIL

A Provinha Brasil foi criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC de viabilizar ações que contribuam para a equidade e a qualidade da educação pública brasileira.

Tem por objetivo oferecer aos professores, diretores, coordenadores e gestores das redes de ensino um instrumento para diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início da educação básica, viabilizando, assim, a elaboração de ações que visem sanas as possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

Essa avaliação é aplicada aos alunos que estão iniciando o 2º ano do ensino fundamental (1ª série do ensino fundamental de 8 anos).

Os alunos do 2º ano da E.E.F.Frei André Malinski orientados pela professora Eleni Santos Karvat, tiveram um bom aproveitamento, tendo em média 23 acertos por aluno. Ficando com uma média de turma teste 1-22,46, destacando-se em 1º lugar no município.

“Eu estou trabalhando e motivando meus alunos para que façam o teste 2 com muito esforço e dedicação, para que novamente tenhamos um ótimo resultado e para finalizarmos o ano muito motivados” (Professora Eleni).



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Segundo Tempo

O Instituto Contato, fez entrega de mais uma remessa de lanches para as crianças do projeto Segundo Tempo, nas escolas Frei André Malinski e Drausio Celestino Cunha.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009


Diretora Dalana

Queremos deixar nosso agradecimento por toda sua dedicação com a escola, agradecer todo respeito e carinho que você tem com os alunos e com as pessoas que trabalhamos com você.
Reconhecemos aqui seu belo trabalho e desejamos muito sucesso a você!

PARABÉNS PELO DIA DO DIRETOR!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Ao contrário do que se pensa, o trabalho com poesia em sala de aula não limita-se à criar rimas, versos e estrofes.

O educador deve mediar o encontro do aluno com a poesia, esse encontro deve partir de uma leitura poética do mundo, motivando a produção de intertextualidades e de muitas outras formas de criar, sempre brincando com as palavras.

Partindo desse pressuposto, os alunos da E.E.F. Frei André Malinski, orientados pela professora Cleide Shumacher, fizeram suas produções, demonstrando assim um pouco do poeta que existe em cada um.


Ciência em Foco


Como educador (a), agora ou no futuro, é necessário que o professor(a) mantenha coerência entre discurso e prática , especialmente quando leciona para crianças, ocasião em que a vivência e a experiência são mais significativas do que as falas.

Seguindo este pensamento os alunos do 3° ano da E.E.F. Frei André Malinski orientados pela professora Roseli Kaspchak Kichileski realizam experiências na disciplina de Ciências após estudarem alguns temas.Isto proporciona aos alunos oportunidades de compreenderem a teoria relacionando com a prática, levando-os a assimilação dos conteúdos estudados.

Atividades como esta devem estar presentes no dia-a-dia escolar para que se concretize o real conhecimento e que a educação tenha mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem, buscando o verdadeiro papel na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

A História do Contestado recontada pelos alunos da 8ª Série da Escola Frei André Malinski


A História do Planalto Catarinense está intimamente ligada á História do Contestado.

Entre 1911 e 1916, cerca de 20 mil camponeses se envolveram numa guerra contra o Exército numa região entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. Foi a chamada guerra do Contestado, que recebeu esse nome por ter ocorrida numa área em litígio entre os dois estados.

Entre as causas da eclosão do conflito destacamos: a questão das terras contestadas; a ação das companhias estrangeiras, como a empresa norte-americana Brazil Railway Company responsável pela construção da estrada de ferro que ligava São Paulo e Rio de Janeiro e a Brazil Lumber Company, responsável por explorar uma faixa de terra de 15 Km de cada lado da ferrovia; a situação de miséria da população e o fanatismo religioso, influenciado por monges que vagavam pela região. Nesse clima de fé em monges, a população vai acreditar em José Maria, que dizia ser João Maria. Como se tratava de populações muito religiosas, o monge José Maria logo passou a ter seguidores. A ação do monge foi decisiva para a eclosão do conflito. A Guerra do Contestado é considerada o maior conflito armado do sul do Brasil.

Com o objetivo de conhecer valorizar a história local os alunos da 8ª Série, orientados pela professora Marizete Xavier, através de pesquisa bibliográfica confeccionaram um jornal destacando os acontecimentos da guerra e as conseqüências para a região. Também se buscou, através de pesquisa de campo, resgatar a memória dos descendentes de pessoas que viviam na nossa região na época do conflito, pela qual se reafirmou a fé no monge João Maria, considerado Santo para os devotos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SOS Florestas


Os alunos da 8ª série participaram do programa SOS Floretas, ação desenvolvida pela Rigesa. Programa este que vem demonstrando a preocupação com o meio ambiente, acreditamos que é possível promover o desenvolvimento sustentável e trabalhar para que as próximas gerações encontrem um planeta mais preservado e equilibrado.



Inclusão acontecendo


A E. E. F. Frei André Malinski de Rio Novo, através da direção e professores vem desenvolvendo um trabalho significativo e diferenciado com os alunos Surdos D.A.(Deficiência Auditiva), Rodrigo Palevoda estudante da 4ªsérie e Edinei Luczkowski da 5ª série.

Buscando uma aprendizagem significativa e concreta a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, recortes de gravuras e de diversas atividades diferenciadas interpretadas da Língua Portuguesa para Libras ou vice-versa, procura-se proporcionar oportunidades para que os alunos se comuniquem com os colegas e assim melhorem sua interação e linguagem.

Para tanto os professores constroem e buscam recursos didáticos adaptados para que sejam utilizados em sala de aula pelos alunos surdos sempre levando em consideração os critérios essenciais para a eficiência da percepção visual e adequação dos mesmos.

A escola dispõe da professora Elair Koaski Marciniack que atua como segunda professora com esses alunos, ela é mediadora na interação verbal entre os alunos, professores e aprendizagem.

Sabemos que o sentido especial da educação consiste no amor e no respeito ao outro, essas são atitudes mediadoras da competência ou de sua busca para melhor favorecer o crescimento do outro.

Consideramos que é fundamental também a compreensão de que a inclusão e integração de qualquer aluno com necessidades especiais ou não, são condicionadas pelo contexto de vida, ou seja, dependem das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola e da sociedade, mas dependem principalmente da ação de cada um e de todos nós.





segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ensino Médio

A Escola Frei André Malinski, ganhou dez computadores pelo Programa ProInfo. Todos os alunos, do pré-escolar ao Ensino Médio, poderão utilizar, fazer pesquisas, esse Programa veio contribuir na ampliação das tecnologias das escolas.