quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A História do Contestado recontada pelos alunos da 8ª Série da Escola Frei André Malinski


A História do Planalto Catarinense está intimamente ligada á História do Contestado.

Entre 1911 e 1916, cerca de 20 mil camponeses se envolveram numa guerra contra o Exército numa região entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. Foi a chamada guerra do Contestado, que recebeu esse nome por ter ocorrida numa área em litígio entre os dois estados.

Entre as causas da eclosão do conflito destacamos: a questão das terras contestadas; a ação das companhias estrangeiras, como a empresa norte-americana Brazil Railway Company responsável pela construção da estrada de ferro que ligava São Paulo e Rio de Janeiro e a Brazil Lumber Company, responsável por explorar uma faixa de terra de 15 Km de cada lado da ferrovia; a situação de miséria da população e o fanatismo religioso, influenciado por monges que vagavam pela região. Nesse clima de fé em monges, a população vai acreditar em José Maria, que dizia ser João Maria. Como se tratava de populações muito religiosas, o monge José Maria logo passou a ter seguidores. A ação do monge foi decisiva para a eclosão do conflito. A Guerra do Contestado é considerada o maior conflito armado do sul do Brasil.

Com o objetivo de conhecer valorizar a história local os alunos da 8ª Série, orientados pela professora Marizete Xavier, através de pesquisa bibliográfica confeccionaram um jornal destacando os acontecimentos da guerra e as conseqüências para a região. Também se buscou, através de pesquisa de campo, resgatar a memória dos descendentes de pessoas que viviam na nossa região na época do conflito, pela qual se reafirmou a fé no monge João Maria, considerado Santo para os devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário