quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Ao contrário do que se pensa, o trabalho com poesia em sala de aula não limita-se à criar rimas, versos e estrofes.

O educador deve mediar o encontro do aluno com a poesia, esse encontro deve partir de uma leitura poética do mundo, motivando a produção de intertextualidades e de muitas outras formas de criar, sempre brincando com as palavras.

Partindo desse pressuposto, os alunos da E.E.F. Frei André Malinski, orientados pela professora Cleide Shumacher, fizeram suas produções, demonstrando assim um pouco do poeta que existe em cada um.


Ciência em Foco


Como educador (a), agora ou no futuro, é necessário que o professor(a) mantenha coerência entre discurso e prática , especialmente quando leciona para crianças, ocasião em que a vivência e a experiência são mais significativas do que as falas.

Seguindo este pensamento os alunos do 3° ano da E.E.F. Frei André Malinski orientados pela professora Roseli Kaspchak Kichileski realizam experiências na disciplina de Ciências após estudarem alguns temas.Isto proporciona aos alunos oportunidades de compreenderem a teoria relacionando com a prática, levando-os a assimilação dos conteúdos estudados.

Atividades como esta devem estar presentes no dia-a-dia escolar para que se concretize o real conhecimento e que a educação tenha mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem, buscando o verdadeiro papel na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

A História do Contestado recontada pelos alunos da 8ª Série da Escola Frei André Malinski


A História do Planalto Catarinense está intimamente ligada á História do Contestado.

Entre 1911 e 1916, cerca de 20 mil camponeses se envolveram numa guerra contra o Exército numa região entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. Foi a chamada guerra do Contestado, que recebeu esse nome por ter ocorrida numa área em litígio entre os dois estados.

Entre as causas da eclosão do conflito destacamos: a questão das terras contestadas; a ação das companhias estrangeiras, como a empresa norte-americana Brazil Railway Company responsável pela construção da estrada de ferro que ligava São Paulo e Rio de Janeiro e a Brazil Lumber Company, responsável por explorar uma faixa de terra de 15 Km de cada lado da ferrovia; a situação de miséria da população e o fanatismo religioso, influenciado por monges que vagavam pela região. Nesse clima de fé em monges, a população vai acreditar em José Maria, que dizia ser João Maria. Como se tratava de populações muito religiosas, o monge José Maria logo passou a ter seguidores. A ação do monge foi decisiva para a eclosão do conflito. A Guerra do Contestado é considerada o maior conflito armado do sul do Brasil.

Com o objetivo de conhecer valorizar a história local os alunos da 8ª Série, orientados pela professora Marizete Xavier, através de pesquisa bibliográfica confeccionaram um jornal destacando os acontecimentos da guerra e as conseqüências para a região. Também se buscou, através de pesquisa de campo, resgatar a memória dos descendentes de pessoas que viviam na nossa região na época do conflito, pela qual se reafirmou a fé no monge João Maria, considerado Santo para os devotos.