A E. E. F. Frei André Malinski de Rio Novo, através da direção e professores vem desenvolvendo um trabalho significativo e diferenciado com os alunos Surdos D.A.(Deficiência Auditiva), Rodrigo Palevoda estudante da 4ªsérie e Edinei Luczkowski da 5ª série.
Buscando uma aprendizagem significativa e concreta a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, recortes de gravuras e de diversas atividades diferenciadas interpretadas da Língua Portuguesa para Libras ou vice-versa, procura-se proporcionar oportunidades para que os alunos se comuniquem com os colegas e assim melhorem sua interação e linguagem.
Para tanto os professores constroem e buscam recursos didáticos adaptados para que sejam utilizados em sala de aula pelos alunos surdos sempre levando em consideração os critérios essenciais para a eficiência da percepção visual e adequação dos mesmos.
A escola dispõe da professora Elair Koaski Marciniack que atua como segunda professora com esses alunos, ela é mediadora na interação verbal entre os alunos, professores e aprendizagem.
Sabemos que o sentido especial da educação consiste no amor e no respeito ao outro, essas são atitudes mediadoras da competência ou de sua busca para melhor favorecer o crescimento do outro.
Consideramos que é fundamental também a compreensão de que a inclusão e integração de qualquer aluno com necessidades especiais ou não, são condicionadas pelo contexto de vida, ou seja, dependem das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola e da sociedade, mas dependem principalmente da ação de cada um e de todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário