sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma Escola de Qualidade

A Prefeitura de Major Vieira em parceria com a secretaria de educação vem se preocupando muito com a qualidade do ensino aprendizado em nossas escolas, e partindo deste pressuposto conta com uma grande equipe de profissionais atuantes nas escolas municipais.
Na escola Frei André Malinski atualmente contamos com o auxílio de psicólogo, fonoaudiólogo, orientadora educacional, PRODE (Programa de Desenvolvimento Educacional de Major Vieira), APOIO (Reforço Escolar), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Segundo Tempo (Programa do Governo Federal) que vem contribuindo muito no processo de aprendizagem.
O Psicólogo na escola trabalha para otimizar a qualidade de ensino, nos aspectos cognitivo, emocional, social e motor. Este profissional realiza uma intervenção pratica no cotidiano escolar e familiar do aluno com o objetivo de promover a saúde mental, estabelecer o equilíbrio emocional e prevenir as dificuldades vividas no âmbito escolar e familiar.


A fonoaudióloga em nossa escola vem desenvolvendo um grande trabalho no processo educacional com os alunos utilizando técnicas. A triagem é feita de forma individual visto que tem como objetivo avaliar a comunicação oral e escrita do aluno através de testes elaborados pela mesma, após a realização, é feito a orientação aos pais e educadores.


O orientador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.


O PRODE é um projeto de inclusão da rede municipal de ensino, que vem apresentando um resultado significativo para alunos com necessidades educativas especiais.



O APOIO em nossa Unidade Escolar atende os alunos com dificuldades de aprendizagem, orientados por um professor que atende individualmente as necessidades específicas do aluno.


Trabalho não combina com criança. Pensando nisso o Governo Federal criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que tem o objetivo proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades sócio-educativas. O programa oferece auxílio financeiro as famílias.


O Segundo Tempo e um Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo atividades esportivas e de laser realizadas no contra-turno. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano e assegurar o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário